quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Sistema de Informação nas Empresas




SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

       Um SIG – “Sistema de Informação Gerencial” é importantíssimo em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Uma empresa que não se preocupe com um bom sistema de informação não é uma Empresa. No mundo contemporâneo é inexequível para qualquer Gestor encontrar-se distante de seus clientes, seus produtos e/ou serviços e de toda e qualquer informação que lhe proporcione o conhecimento necessário para suas tomadas de decisões.
       Na Internet é possível mantermos e consultarmos dados e informações que podem ser acessadas por todos. Hoje se pode conectar a web através de uma variedade imensa de aparelhos, entre eles os smartphones (“telefones inteligentes”) que nos permitem uma mobilidade e portabilidade que nunca antes pudera ser imaginada.
       Há muitas empresas que mantém esses sistemas e estão em rede com seus clientes, fornecedores, produtos, serviços e processos, de tal maneira que a cadeia ou elo de relacionamento criado por essa TI – tecnologia de informação – os mantém em sintonia fina e dessa maneira todos ganham.
       Um sistema de informação não precisa, para uma empresa menor, ser algo de ponta, podemos ter um sistema simples e que atenda as perspectivas de nossos clientes e fornecedores. Agora, esteja atento aos seus concorrentes e ao mercado, procure ter uma visão de médio e longo prazo, e lembre-se que aqueles que não estiverem vigilantes aos seus clientes perderão mercado.
       Os Sistemas de Informação Gerencial são bem diversificados, uma empresa de menor porte pode obter bons sistemas no mercado, não necessitando criar um exclusivo para seu uso, o que lhe geraria mais custos, no entanto, quando possível customize o seu sistema de acordo com a Cultura, Missão e Visão de sua empresa.




Os fundamentos básicos de qualquer sistema de informações gerenciais incluem as seguintes etapas:

1- Coleta de dados – dados pertinentes as operações da organização são  obtidos de fontes internas ou externas que alimentam o sistema.
2- Entrada de dados – os dados obtidos são digitados e armazenados no Banco de dados, que representa o coração do sistema;
3- Transformação dos dados em informações – os dados são transformados em informações utilizáveis, através da ajuda de um Software (programas), elaborado em conjunto pela Equipe de Suporte do CPD e o usuário da informação.
4- Utilização da informação – a informação é solicitada e utilizada pela gerência  para tomar uma variedade de decisões relacionadas com a condução das operações e o seu constante aprimoramento.
       O sistema gerencial de informações ajuda os dirigentes da empresa a tomar decisões em tempo e numa base eficiente, utilizando uma informação acurada e apropriada.


O sistema gerencial é utilizado na grande maioria das vezes para:

1- Prover sinais de advertências antecipadamente sobre o problema e oportunidade no ambiente interno ou externo da organização;
2- Facilitar a programação das decisões que requeiram a simples aplicações de regras de decisões para informações padrões;
3- Preparar relatórios automaticamente de natureza recorrente e que supram a organização de informações de uma maneira constante e periódica, com agrupamento em relatórios padrões;
4- Facilitar as resoluções dos problemas que requeiram análises de informações complexas e que exijam o exercício de julgamento para se obter uma decisão final.


Erros comuns na formulação de sistema de informações:

1- Assumir  mais informações nem sempre é melhor ;
2- Assumir que os gerentes precisam de todas as informações que eles querem;
3- Assumir que dando ao gerente todas as informações que eles querem, as suas decisões trarão melhores resultados;
4- Assumir que mais comunicações significam melhor performance;
5- Assumir que os gerentes não necessitam entender como o sistema de informações funciona para usá-lo melhor;
6- Assumir que o computador pode fazer tudo;
7- Assumir que nada de errado irá acontecer com o computador;
Um sistema de informações gerenciais coleta, organiza e distribui de forma que atenda as necessidades dos gerentes.
O sistema é bom, quando fornece a informação correta, para as pessoas certas, no tempo devido e numa base eficiente de custos.

        O sucesso de um sistema de informações gerenciais  pôr  exemplo, todavia não é garantido pôr si só. Para atingir a eficácia, o sistema deve ser bem desenhado e ser realmente utilizado pelas pessoas na organização para executar tarefas importantes.



REFERÊNCIAS:

DE ALMEIDA, João Mariano. Nenhuma empresa sobrevive sem um bom sistema de informações. Disponível em: <http://www.consultoriaempresarialmc.com.br/conteudos-digitais/consultoria-empresarial-e-gestao/nenhuma-empresa-sobrevive-sem-um-bom-sistema-de-informacoes/>. Acesso em: 30 ago.2016


PEPE, Benite. A importancia do ''Sistema de Informação'' nas empresas. Disponível em: <http://www.debatesculturais.com.br/a-importancia-do-sistema-de-informacao-nas-empresas/>. Acesso em: 30 ago.2016



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO X SISTEMA DE INFORMAÇÃO


SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  

       No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Mas perceba que, desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. É por isso que a expressão Tecnologia da Informação (TI) é tão popular.


SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO


       Segundo Buckingham et al. 1987, um Sistema de Informação é uma entidade socio-técnica que junta, armazena, processa e disponibiliza informação relevante para uma organização de modo a torná-la acessível e útil para quem a deseje e possa utilizar. Uma ideia errada que muitas vezes é incorretamente apreendida, é a de que os sistemas de informação são apenas tecnologia. Não poderia estar mais errada. Os SI englobam, para além da parte tecnológica, a Informação já bem descrita por aqui, bem como as suas qualidades, os procedimentos organizacionais, e até as próprias pessoas – os recursos humanos das empresas.


DIFERENÇA ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO


       Sempre ouvimos falar em T.I e Sistemas quando o assunto é informática. Mas qual é a diferença entre essas duas profissões? O professor e coordenador do curso de Gestão em Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, da UCL, André Ribeiro afirma que não são mercados concorrentes entre si, e sim que andam em sintonia. Enquanto o primeiro é mais voltado para o mundo dos hardwares, o outro é ligado à mecânica dos softwares.


Referências :

ALECRIM, Emerson. O que é tecnologia da informação (TI)? Disponível em: <http://www.infowester.com/ti.php>. Acesso em: 22 ago.2016

Sistemas de Informação, Definição de sistema de informação. Disponível em: <http://sistemasinformacao.com/geral/definicao-de-sistema-de-informacao/>. Acesso em: 22 ago. 2016

GOMES, Fiorella Carreira: entenda as diferenças entre tecnologia da informação e sistema da informação, Disponível em: <http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2013/05/noticias/dinheiro/1435437-carreira-entenda-as-diferenca-entre-tecnologia-da-informacao-e-sistema-da-informacao.html>. Acesso em: 23 ago. 2016