Tipos de Sistemas de Informação nas organizações
Geralmente se divide em 3 níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico.
Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE). Essa é a forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.
SPT - Sistema de Processamento de Transações
Definição: Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização.
Características: primeiro os dados são coletados por pessoas ou sensores que são inseridos no computador por meio de algum dispositivo de entrada. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online.
Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.
Tipos de Aplicação:
Processamento de pedidos;
Fatura;
Controle de estoque;
Contas a pagar;
Contas a receber;
Compras;
Recebimento;
Expedição;
Folha de pagamento;
Contabilidade Geral.
SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informações funcionais (SIG), oferecem informações na forma de relatórios aos gerentes de nível intermediário, como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. O termo SIG é ocasionalmente utilizado como um conceito abrangente para todos os sistemas de informação combinados. Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios: rotina, ocasionais e exceção.
Relatórios de Rotina: São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo.
Relatórios Detalhados: mostram um nível maior de detalhes; por exemplo, um gerente pode examinar as vendas por região e decidir "detalhar mais" para ver as vendas por loja, e depois as vendas por vendedor.
Relatórios Indicadores Principais: resumem o desempenho de atividades críticas; por exemplo, um diretor financeiro pode querer examinar o fluxo de caixa e a quantidade de dinheiro disponível.
Relatórios Comparativos: comparam o desempenho de diferentes unidades de negócios ou período de tempo.
Relatórios de Exceção: excluem apenas informações que estão fora de padrões de limites. Os sistemas são configurados para monitorar o desempenho, comparar o desempenho real com os padrões e identificar exceções predefinidas.
SAD - Sistema de Apoio à Decisão
É um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semi-estruturados e alguns problemas não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário.
Suas características são:
*Os Sads podem examinar várias alternativas muito rapidamente
*Podem realizar uma análise de risco sistemático
*Podem ser integrados a sistemas de comunicação e bancos de dados
*Podem ser usados para apoiar o trabalho em grupo
Funcionamento do SAD: Os usuários obtêm seus dados do data warehouse, dos bancos de dados e de outras fontes de dados. Esses dados são inseridos no SAD. Quantos mais problemas são resolvidos, mais conhecimento é acumulado na base de conhecimento.
SIE - Sistema de Informação Executiva
O mais importante para os altos executivos é aquele que oferece as habilidades de relatório de exceção e de expansão. Finalmente, um SIE pode ser facilmente conectado a serviços de informação on-line e e-mail. Os SIEs podem incluir apoio à análise, comunicações, automação de escritório e apoio à inteligência.
Apesar dessas funções comuns, os SIEs individuais variam em termos de habilidade e benefícios. Por exemplo, eles podem ser aperfeiçoados com análise e apresentação multidimensionais, acesso fácil a dados, interface gráfica simples, habilidades de edição de imagens, acesso à intranet, e-mail, acesso à Internet e modelagem.
Diferença entre SPT, SIG, SAD e SIE
Cada um tem um nível de gerenciamento diferente do outro, sendo SPT o mais comum no uso do gerente da empresa, SIG e SAD de nível necessário ao gerente da empresa e SAE para gerência sênior dentro da empresa, como CEOs. A cada nível de gerencia exigida pelo sistema, vai integrando um ao outro, como SAE tem dados do SPT e SIG pra tomadas de decisões, já o SAE tem todas informações em tempo real, normalmente com interface da Web para personalização.
REFERÊNCIA:
FLORENZANO, Cláudio. Tipos de Sistemas de Informação nas organizações. Disponível em: <http://www.cbsi.net.br/2015/04/tipos-de-sistemas-de-informacao-nas-organizacoes.html>. Acesso em: 06 set.2016
HIROSHI, Marcos. Diferenças entre SPT, SIG, SAD e SAE (Sistemas de informação empresariais). Disponível em: <https://siessentials.wordpress.com/2015/06/11/diferencas-entre-spt-sig-sad-e-sae-sistemas-de-informacao-empresariais/>. Acesso em: 06 set.2016
É notável a importância desses três níveis de decisões na empresa, o de também se encontram os três tipos de sistemas e suma importância para a melhor tomada de decisões. O SIG, beneficia empresa na melhoria nos serviços realizados e oferecidos por meio de fornecimento de informações rápidas e precisas, entrega relatóriosprecisa, semanal, quinzenal ou mensal. O SAD, oferece dados e modelos para solução de problemas se miles triturados ou não-estruturados, e foca nos problemas únicos, já o SAE, está destinado a apoiar os executivos de alto nível, na tomada de decisões estratégicas!
ResponderExcluirÉ notável a importância desses três níveis de decisões na empresa, o de também se encontram os três tipos de sistemas e suma importância para a melhor tomada de decisões. O SIG, beneficia empresa na melhoria nos serviços realizados e oferecidos por meio de fornecimento de informações rápidas e precisas, entrega relatóriosprecisa, semanal, quinzenal ou mensal. O SAD, oferece dados e modelos para solução de problemas se miles triturados ou não-estruturados, e foca nos problemas únicos, já o SAE, está destinado a apoiar os executivos de alto nível, na tomada de decisões estratégicas!
ResponderExcluirOtÓti conteúdo para estudo . obrigado
ResponderExcluirMt bommm
ResponderExcluirqual a função do sgbd dos sistemas sid Sad e SAD
ResponderExcluirqual a função de um sgbd dos sistemas sid Sad e SAD?
ResponderExcluirGostei dos valores de serviços que apresentam,è uma ora beneficiar dos vossos serviços
ResponderExcluirVocê podia atualizar agora dando exemplos de programas de cada nivel, como excel, PBI, Azure etc...
ResponderExcluir